SÃO TARCÍSIO

SÃO TARCÍSIO


Tarcísio foi um mártir da Igreja dos primeiros séculos, vítima da perseguição do imperador Valeriano, em Roma, Itália. Ele era acólito do Papa Xisto II, servindo ao altar nos serviços secundários, acompanhando o Santo Papa na celebração eucarística. Durante o período das perseguições, os cristãos eram presos, processados e condenados a morrer pelo martírio. Nas prisões, eles desejavam receber o conforto final da Eucaristia. O Papa Sisto II queria levar o Pão Sagrado a mais um grupo de mártires que esperavam a execução, mas não sabia como. Foi quando Tarcísio pediu ao Santo Papa que o deixasse tentar, pois não entregaria as hóstias a nenhum pagão. Ele tinha doze anos de idade. Comovido, o Papa S isto II o abençoou e lhe deu uma caixinha 

Pagaos percebem Tarcisio altar nos serviços secundários, acompanhando o Santo Papa na celebração eucarística.

de prata com as hóstias. Mas Tarcísio não conseguiu chegar à cadeia. No caminho foi identificado e como se recusou a dizer e entregar o que portava, foi abatido e apedrejado até morrer. Depois de morto, foi revistado e nada acharam do Sacramento de Cristo. Seu corpo foi recolhido por um soldado, simpatizante dos cristãos, que o levou às catacumbas, onde foi sepultado.

O soldado carrega o corpo do martir Seu corpo repousa na Basílica de são Silvestre, em Ro

REFLEXÃO Tarcísio foi declarado padroeiro dos coroinhas ou acólitos, que servem ao altar. Mais uma vez encontramos a importância da Eucaristia na vida do cristão e vemos que os santos existem não para serem adorados, mas para nos lembrar que eles também tiveram fé em Deus. Eles são um exemplo de fé e esperança que deve permanecer sempre com as pessoas. Então, a exemplo de São Tarcísio, estejamos sempre dispostos a ajudar, a servir. Se cada um fizer a sua parte realmente nos tornaremos um só em Cristo.

ORAÇÃO Senhor Deus de bondade, olhai pelos nossos jovens e abençoai-os com a luz do seu amor. Que pela intercessão de São Tarcísio sejam os jovens conduzidos pelos caminhos da bondade e da justiça e se esforcem em realizar a vontade de Deus. Isso vos pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

http://www.a12.com/santuario-nacional/santuario-virtual/santo-do-dia/15/08


Padre Márcio Toniazzo

Padre Márcio Toniazzo, neto de Italianos, nascido em Aratiba, Estado do Rio Grande do Sul, no berço de uma família simples, honesta, humilde e muito religiosa. Pertence a Congregação dos Missionários de São Carlos Borromeo – Scalabrinianos.

Desde tenra idade que sentia um forte desejo no coração de seguir a vida religiosa, no entanto somente entrou no seminário quando já tinha 15 anos de idade.

Estudou filosofia em Passo Fundo, Estado do Rio Grande do Sul (Brasil) e teologia em Buenos Aires (Argentina).

Foi ordenado sacerdote no dia 13 de janeiro de 2007.Durante os primeiros três anos como Sacerdote Scalabriniano foi enviado para a cidade de Rosário, Argentina, e também trabalhou em Montevideo, no Uruguay.

Em 2013 foi designado para trabalhar em Santiago, no Chile, onde foi o encarregado dos abrigos para migrantes, da Fundação Scalabrini, da Paróquia Latino-Americana, da Pastoral do Circo e do Departamento de Mobilidade Humana da Arquidiocese de Santiago.

Outrossim, ainda quando vivia no Chile, foi enviado a trabalhar nos Estados Unidos, e no dia 19 de março de 2019, chega como Vigário Paroquial na paróquia São Vicente, em Margate, FL, onde trabalhou com as comunidades brasileira, americana e hispana, incluindo as duas comunidades da Missão Católica Nossa Senhora Aparecida: Kendall e Miami Beach.

No dia 26 de julho de 2021, foi transferido para a Paróquia São Tarcísio, em Massachusetts, como administrador para trabalhar com as comunidades americana e brasileira.

 


Padre German Vargas

Missionário scalabriniano nascido na Colômbia, estudou teologia no Brasil e trabalhou com imigrantes hispanos em São Paulo. Nos Estados Unidos trabalhou com Portugueses, brasileiros e hispanos em igrejas pluriétnicas. Na Colômbia além de servir numa paroquia com 4 capelas e 5 comunidades atendeu a 

imigrantes venezuelanos.  No Canada fez uma corta experiência com Imigrantes vindos de Sri Lanka, Filipinas e Portugueses da ilha dos açores. Atualmente Pe. Germano serve felizmente os fiéis igreja São Tarcísio.